FÓRUM DE EMPREENDEDORISMO
LOCAL REGENERATIVO

O Fórum de Empreendedorismo Local Regenerativo tem o intuito de promover o encontro de empreendedores, empreendedores em potencial, investidores, investidores em potencial, especialistas e facilitadores para fornecer meios de subsistência significativos, aumentar a inclusão e a participação, diminuindo situações sociais de escassez e os impactos ecológicos negativos, aumentar a prosperidade e a produção local, diminuir a dependência de empresas multinacionais e importações desnecessárias , aumentar o bem-estar e a resiliência local.

EMPREENDEDOR

O Empreendedor regenerativo é aquele que busca empreender de forma a apoiar o potencial territorial de desenvolvimento, fortalecendo rede local criando conexões para resiliência e equilíbrio integral do sistema em que está inserido para cuidar da vida do planeta em si através do território onde atua.

INVESTIDOR

São pessoas da comunidade desse território que desejam apoiar iniciativas regenerativas com recursos das 4 dimensões: Cultural, Ambiental, Social e Financeira. Leia mais sobre Fluxonomia 4D aqui.

HISTÓRICO DO 1º FÓRUM DE EMPREENDEDORISMO LOCAL REGENERATIVO NO RIO DE JANEIRO

“Acelerar negócios regenerativos em rede, com processos claros e divertidos, promovendo engajamento local, fortalecendo assim a economia do cuidado.”

O 1º FÓRUM DE EMPREENDEDORISMO LOCAL REGENERATIVO NO RIO DE JANEIRO - Laranjeiras e Cosme Velho, nasce inspirado no trabalho do movimento de Reconomia de Totnes e na realização dos Local Entrepreneurs Fóruns promovidos na rede local da cidade.

O projeto foi criado para impulsionar a rede produtiva local regenarativa que desejamos nutrir e impulsionar a existência no mundo.

Tem o objetivo de identificar empreendedores e potenciais empreendedores, comunidade investidora de múltiplos recursos (conhecimentos, espaços e equipamentos, ativação de rede ou dinheiro | usamos a fluxonomia 4D para mapear) para criar um ambiente de encontro, cuidado mútuo e match de interesses e sonhos de mundo.

A JORNADA PARA O FÓRUM

 
 

O QUE ROLOU NO
DIÁLOGOS RECONOMY

Os empreendimentos Três Graças, Mão na Jaca e Bairro das Laranjeiras foram para o Fórum e receberam investimentos de diversas dimensões.

TRÊS GRAÇAS

O negócio em desenvolvimento, se dá através da prospecção e qualificação de mulheres moradoras da comunidade do Pereirão Laranjeiras que estejam interessadas em aprender técnicas de design, moda, costura, acabamento entre outras possibilidades. As artesãs que concluírem seus cursos podem ser encaminhadas a trabalhar como professoras de uma estrutura de ensino desenvolvida pelo negócio em sua comunidade, ou como artesã para os clientes que forem prospectados no final da cadeia produtiva.

Esse empreendimento tem um compromisso com o despertar das potencialidades deste território, estimulando o desenvolvimento de capacidades das pessoas, cuidando das singularidades das relações com o território e contribuindo para que possamos ampliar impacto no nosso todo maior.

Empreendido por RAYENE ESTEVES, formada em Relações Internacionais, hoje está na segunda graduação em Design de Moda com o objetivo de ter um olhar mais amplo para a disciplina. Já no primeiro período da faculdade, fez um estágio onde pôde trabalhar com mulheres em comunidades e começou a se aprofundar nos estudos sobre a vertente da Moda Sustentável. Essa jovem empreendedora, do ramo de design e moda, decidiu desenvolver um negócio, o TRÊS GRAÇAS PROJETO, que cuide de 6 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: educação de qualidade; igualdade de gênero; trabalho decente e crescimento econômico; redução de desigualdades; consumo e produção responsáveis; parcerias e meios de implementação.

 

MÃO NA JACA

O Projeto Mão na Jaca já é uma realidade. A Escola de Educação Ambiental situada em Laranjeiras é uma Micro Empresa beneficiadora de Jaca, que ensina e capacita pessoas a usarem a jaca verde desde a árvore até a mesa, compartilhando o conhecimento e empreendedorismo socioambiental dos fundadores Marisa e Pedro.

Na Oficina Mão na Jaca o aluno é acolhido em um ambiente cercado de verde, com captação de água de chuva, plantios, horta, pomar, onde vivencia a compostagem e a trajetória de aprendizagem coletiva, com facilitadores em diversos cursos de Agrofloresta, Yoga, PANC. A Escola é um centro de encontro e fomento de projetos ligados à Permacultura e a Arte.

Uma iniciativa que cuida dos ODS: Fome zero e agricultura sustentável (2), saúde e bem estar (3), redução das desigualdade (10), consumo e produção responsáveis (12), vida terrestre (15), parcerias e meios de implementação (17).

Empreendido por MARISA FURTADO E PEDRO LOBÃO um casal potente que há 5 anos está investindo num sonho. Ela com 57 anos, é formada em Teatro pela Cal – RJ, fez faculdade de Design na UFRJ e cursos de formação profissional em cabeleireiro na LÓreal de Paris, e na Ecole de Erick Stipa em Tour, na França. É documentarista, artista plástica, produtora cultural, culinarista e ativista sócio ambiental.

Ele com 53 anos, graudou-se em Arquitetura e trabalhou com Médicos Sem Fronteiras em Moçambique e Bósnia nos anos 90.

BAIRRO DAS LARANJEIRAS

O site BAIRRO DAS LARANJEIRAS nasce para divulgar o que existe de bom na região. Sensibilizar o morador para a ação, participação e amor ao lugar onde vive. Fomentar conexões e soluções criativas. Divulgar o Patrimônio Histórico, a Cultura local, os projetos sociais, projetos colaborativos e regenerativos. Dar continuidade a pequenos eventos socioculturais gratuitos, já realizados e novos, que promovem a integração de diversos agentes da região, e criar uma loja virtual de produtos com locais e de qualidade de vida.

O negócio está em ponto de virada, maduro e pronto para melhor contribuir com o desenvolvimento regenerativo do território. Diretamente apoiando a agenda ODS nos objetivos: saúde e bem estar (3), redução das desigualdades (10), consumo e produção responsáveis (12), ação contra mudanças climáticas (13), parcerias e meios de implantação (17).

Empreendido por IZABEL VIDAL, Carioca, formada em Comunicação Visual em 87, pela PUC Rio, trabalhou muitos anos em pequenos escritórios de design gráfico. Mas o fazer e refazer diante da tela do computador, o horário fixo, o ponto e férias anuais não faziam sentido. Era preciso dar um passo além, dedicar a vida a cuidar daquilo que importa.

EMPREENDIMENTOS
RECONOMY

Para criarmos negócios regenerativos precisamos entender em que sistemas eles estão aninhados (território e cadeias produtivas) pois são eles que serão afetados pelo processo regenerativo do empreendimento.

AS TRÊS LINHAS DE TRABALHO DO
DESENVOLVIMENTO REGENERATIVO

Fonte: Regenesis 2016
 

PRINCÍPIOS DO
NEGÓCIO RECONOMY

1. RELACIONAMENTO: Estamos todos em rede, interconectados e conectados à natureza.

2. RIQUEZA HOLÍSTICA: A verdadeira riqueza parte do pressuposto do bem-estar integral do conjunto (indivíduos e coletivos).

3. INOVAÇÃO, ADAPTAÇÃO, SENSIBILIDADE: Em tempo de mudanças cada vez mais rápidas, é essencial ter a capacidade de inovar, de ser sensível às novas demandas da sociedade e do planeta, e adaptar-se a elas.

4. PARTICIPAÇÃO: Ter atenção às necessidades de todo o sistema onde o empreendimento está inserido, e não apenas às necessidades do próprio negócio.

5. HONRA, COMUNIDADE E LOCAL: Respeitar a cultura e tradição dos diferentes povos, territórios e comunidades, colaborando para torná-las mais saudáveis e resilientes de acordo com a essência de suas histórias.

6. ABUNDÂNCIA E EFEITO DE BORDA: Trabalhar de modo colaborativo em todas as bordas socioeconômicas e geopolíticas - com a aprendizagem e o desenvolvimento contínuos provenientes da diversidade que existe nesses locais.

7. LUXO CIRCULATÓRIO ROBUSTO: Assim como a saúde humana depende da circulação de oxigênio, nutrientes, etc., a saúde econômica depende de fluxos circulatórios de recursos: informações, dinheiro, criatividade, competências, relacionamento, bens e serviços para manter o intercâmbio, a descarga de toxinas e a nutrição de cada célula em todos os níveis das redes humanas. Nesse sentido, a Economia Regenerativa se aproxima de alguns exemplos de uso eficiente e de reutilização de materiais, como a compostagem, o uso de cisternas e de outros produtos mais sustentáveis.

8. EQUILÍBRIO: Deve sempre se buscar o equilíbrio entre: eficiência e resiliência / colaboração e competição / diversidade e coerência / liberdade e compromisso/ co-responsabilidade e autonomia/ pequenas, médias, grandes organizações e necessidades.